Essa nossa língua...

13/04/2012 20:09

A língua e a ortografia portuguesas
usando a nova ortografia

Olá amigo leitor, hoje daremos início a uma série, onde iremos abordar a língua e a nova ortografia portuguesas, mas para isso, devemos voltar no tempo e assim, entendermos como tudo começou.
 
1. Breve história externa da língua
Uma língua é muito mais que um meio de comunicação; ela é, sobretudo, um patrimônio historicamente construído pelas sociedades que a falam e, em muitos casos, também a escrevem. O estudo de qualquer língua pode focalizar uma dada etapa de sua existência no curso do tempo (isto é, considerá-la em sua sincronia) ou investigar sua formação e evolução através da história (isto é, observá-la em sua diacronia). Pode-se estudar a história de uma língua de duas perspectivas: externa e interna. Por história externa entendem-se, por exemplo, as relações políticas do(s) povo(s) que a utiliza(m); por história interna, as modificações linguísticas propriamente ditas (fonéticas, morfológicas, vocabulares etc.).
 
2. Breve história interna da língua
Considera-se que a história da nossa língua tem início no século XIII, por ser esse o momento em que lhe aparecem registros escritos. Antes disso, porém, é possível assinalar dois estágios de sua evolução: uma pré-história, quando o idioma, embora falado, não é documentado; e uma proto-história, época em que as primeiras palavras do português surgem, por exemplo, em textos do baixo-latim e do latim cartorial, na Idade Média.
Quanto à datação, os três períodos podem ser assim considerados: o pré-histórico, que vai do século V ou VI até o século IX, sem documentação; o proto-histórico, do século IX ao século XIII, com a presença de palavras portuguesas em textos latino-bárbaros (mistura de formas latinas com formas romances); e o histórico, do século XIII aos nossos dias, com textos totalmente escritos em português (ou Galego-Português).
Esse último período - o histórico -, por suas peculiaridades linguísticas, costuma ser dividido em duas fases: a arcaica, que vai do século XIII ao século XVI - momento em que se elabora, por exemplo, nossa primeira gramática (Gramática da Linguagem Portuguesa, de Fernão de Oliveira, surgida em 1536) -, e a moderna, que tem início no século XVI e vem até nossos dias.

Bom, por hoje é só, em breve veremos o Percurso da ortográfica portuguesa.
 
                                                                          Fonte: Escrevendo pela nova ortografia - Instituto Antônio Houaiss e Publifolha